>

Resenha #1: Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Olá queridos amigos leitores, trazemos hoje a primeira resenha aqui do nosso blog. O primeiro livro resenhado foi "Jogos Vorazes", e eu simplesmente amo e acho esse livro fantástico, e com certeza é um dos meus favoritos. 

A emocionante história de Jogos Vorazes se passa em um futuro onde a América do Norte não existe mais. No lugar dos Estados Unidos e do Canadá existe uma nova nação chamada Panem, que conta com a Capital e mais doze distritos a rodeando. Os distritos são obrigados a oferecer mantimentos para a Capital, e além disso, obrigados a oferecer um casal de tributos (assim chamados os participantes), com idades entre doze e dezoito anos, para os "Jogos Vorazes". Os vinte-quatro tributos são colocados em uma arena, de onde apenas um sairá vivo. O programa, que é televisionado para todo país, serve como maneira de lembrar a população que é a Capital quem está no poder. Quem vence, tem fama e fortuna. Quem perde, morre.

Nesse contexto aparece a personagem principal da história, Katniss Everdeen, que vive no Distrito 12. A jovem, de apenas dezesseis anos, se voluntaria como tributo para impedir que sua irmã, Primrose Everdeen, tenha que passar por essa cruel experiência. O menino sorteado para ir à arena com ela é Peeta Mellark, um rapaz de também dezesseis anos com quem Katniss tem uma certa dívida no passado.

Os vinte-quatro tributos são colocados na arena, toda nação está colada nas televisões esperando eles lutarem até a morte, e apenas um sairá vivo dessa. Matar ou morrer, e que os Jogos Vorazes comecem.

Esse fantástico livro foi escrito pela Suzanne Collins, e faz parte da trilogia Jogos Vorazes, tendo como continuação Em Chamas e A Esperança. Traduzido para cerca de 28 idiomas diferentes, é um dos livros mais vendidos em todo mundo. 

Acho importante também destacar o estilo de sua narrativa, que é em narrador-personagem, ou seja em primeira pessoa, trazendo a personagem principal narrando os fatos, o que é legal, pois traz uma visão mais humana de tudo o que está ocorrendo.

Num ritmo bem suave, Jogos Vorazes não possui uma narrativa muito cansativa, nem muito rápida, podendo assim ler em qualquer lugar, como no carro, ônibus, ou quando temos alguns minutos disponíveis na escola.

Sugiro a todos a leitura desse livro, "e que a sorte esteja sempre a seu favor".

Gus
Titulo: Jogos Vorazes
Titulo Original: The Hunger Games;
Autor: Suzanne Collins;
Tradução: Alexandre D’ Elia;
Editora: Rocco - Jovens Leitores;
Gêneros: Ficção científica, Ficção especulativa, Ficção juvenil, Ficção utópica e distópica, História alternativa, Romance de Aventura;
Trilogia: Jogos Vorazes;
Volume: 01;
Número de páginas: 400;
ISBN: 978-857980-024-5;
Ano: 2010;
Adaptação cinematográfica: Março de 2012;
Leia o 1º capítulo aqui.

Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »