>

Resenha #5: Bling Ring - A gangue de Hollywood - Nancy Jo Sales


Entre outubro de 2008 e agosto de 2009, um grupo de jovens ficou conhecido como Bling Ring. Eles escolheram alvos como Orlando Bloom e Paris Hilton e invadiram suas residências para roubar sapatos e roupas de marca, joias, relógios... Basicamente qualquer objeto de valor.

O livro relata a investigação de Nancy Jo e a “caça” por informações que a permitissem entender o que ocorreu. A maior parte dele é de acordo com a confissão feita por um dos integrantes da quadrilha (Nick Prugo), que foi posteriormente entrevistado por Nancy Jo, e se intercala com entrevistas feitas com outros integrantes e seus amigos, familiares, vizinhos... Qualquer um que tivesse relação com eles.

A visão de Nancy Jo é interessante, porque ela mostra tanto a face bondosa de alguns desses jovens (a qual é apresentada ao público na tentativa de comprovar sua inocência) e outra em que eles se jogam de cabeça nesse “projeto”. Entre os relatos e a história em si, ela apresenta diversos dados, números, pesquisas, sobre a população americana, na tentativa de justificar isso tudo. Ela retrata o vazio que esses jovens tinham/têm, ao mesmo tempo em que retrata como os jovens da atualidade agem.

O mais assustador disso é que esses adolescentes viraram astros. Eles roubaram pessoas (que tudo bem, tem muito dinheiro, mas ainda assim)... Aqueles objetos eram deles, eles conquistaram. Esses garotos não tinham o direito de roubá-los. Eles roubaram essas celebridades e foram idolatrados por muita gente. Um dos primeiros comentários que passaram pela minha cabeça quando percebi isso lendo o livro foi “como isso é possível?”, mas já desisti de entender...

Enfim, a parte crucial de ler um livro: gostei ou não? Vários amigos me fizeram essa pergunta e eu não fui capaz de responder. Eu não gostei dele, mas ainda assim, ele é interessante. É uma história única, porque eu nunca vi ninguém roubar a casa dessas pessoas. Entender como foi feito é curioso... Entretanto, o livro é cansativo. No início muitos dados e pesquisas são apresentados, mas no decorrer do livro ela se centra um pouco mais na história.

E mesmo assim, com o tempo o livro perdeu o encanto para mim. Ela se torna repetitiva, porque no fundo, no fundo, não tem muita história para ser contada. É um grupo de jovens muito problemáticos que roubam as casas de gente famosa. Fim. Esse é meu resumo (:

É como um interminável artigo da Vanity Fair. Não fez muito meu gênero. Se você gosta desse tipo de leitura, eu respeito (é só que realmente não gosto, desculpe) e realmente acredito que com certeza vai gostar do livro. Caso contrário, recomendo que busque outro livro em sua coleção na sua casa.

Para mim, a melhor parte foi o final. Porque ela fala brevemente da Emma Watson (na adaptação de Sophia Coppola). E além disso, é incrível porque... O livro finalmente acaba (:

Título: Bling Ring – A gangue de Hollywood;
Título Original: The Bling Ring;
Autor: Nancy Jo Sales;
Tradução: Andrea Gottlieb, Cláudio Figueiredo e Lourdes Sette;
Editora: Intrínseca;
Gênero: Adolescentes, Roubos, Hollywood (Califórnia, Estados Unidos) – História;
Versão: 1ª;
Edição: 1ª;
Número de páginas:  271;
ISBN: 978-85-8057-359-6;
Ano:  2013;
Adaptação cinematográfica:  Agosto de 2013.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »