>

Crítica #2 | Série: Game of Thrones 5x01 - The Wars to Come


Após muita expectativa, a quinta temporada de Game of Thrones teve sua estreia mundial no último domingo (12/04). Mesmo com seus quatro primeiros episódios vazando horas antes, a audiência não chegou a ser prejudicada - afinal, a série possui uma legião de fãs fiéis. Mas será que o retorno foi satisfatório e manteve o nível das temporadas anteriores?

O episódio se inicia com uma cena não muito esperada: uma jovem encontra uma bruxa numa cabana e então pede que veja seu futuro, não sendo este tão agradável para a garota. A forma como a adolescente se impõe em cena nos dá uma ideia de quem se trata e a cena seguinte confirma, Cersei. Sim, o episódio começa com um flashback - que se encaixa bem na narrativa e no clima, por sinal. Os próximos minutos mostram Cersei um tanto abalada com a morte de seu pai, Tywin. Enquanto isso, no Castelo Negro, temos Jon Snow entre um confronto de interesses: Stannis Baratheon querendo auxílio dos selvagens para invadir Winterfell e exige que Mance curve-se para ele, porém o mesmo é firme em sua negação. Um dos pontos mais interessantes - se não o mais interessante - do episódio é quando Varys (numa conversa bastante interessante) propõe que Tyrion vá ao encontro de Daenerys em Meereen, para formar uma aliança. Claro que esse é um dos momentos mais esperados por todos os fãs e com certeza ter dois dos personagens mais amados interagindo e protagonizando cenas será um dos marcos da temporada! Aliás, Dany também tem seu espaço nessa estreia e, para ela, nem tudo vai bem. Os Filhos da Harpia, organização que se opõe ao governo da Targaryen, mostram que não estão para brincadeira e como se não bastasse a Mãe dos Dragões ainda enfrenta problema com seus “filhos”, que não mais a obedecem. Há ainda foco em outras tramas/subtramas, como a situação em que se encontra Sansa, mas os momentos já citados são os que se destacam.

O clima do episódio passa a ficar tenso de fato em seus momentos finais, com uma sequência angustiante e surpreendente. É incrível a sensação de realismo passada. Por inteiro, “The Wars to Come” foi bem equilibrado e bastante instigante, tirar os olhos da tela por algum segundo é quase impossível. A qualidade técnica continua ótima, com cenários e fotografia magníficos. Essa quinta temporada mostrou ter potencial para, quem sabe, superar as anteriores. Que venham os próximos episódios!
Título: Game of Thrones - The Wars to Come;
Temporada: 5ª;
Episódio: 01/10
Diretor: Michael Slovis (ep. 1);
Elenco: Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Lena Headey, entre outros;
Gênero: Fantasia épica, ação, drama;
Lançamento: 12 de abril de 2015;
Status: Em andamento;
Adaptação de: As Crônicas de Gelo e Fogo;
Autor da obra original: George R.R. Martin.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »