>

Crítica #1 | Série: The Casual Vacancy


The Casual Vacancy é a adaptação televisiva do livro homônimo (no Brasil, "Morte Súbita") da autora J.K. Rowling (também produtora da série), lançado em 2012. A minissérie, que estreou em fevereiro desse ano, foi dividida em 3 episódios já concluídos. Como [ainda] não li o livro, irei falar da série sem julgar pelo material que lhe deu origem.

Com diversas tramas que se entrelaçam, The Casual Vacancy inicia apresentando ao público os personagens centrais, que vivem na pequena cidade fictícia de Pagford. Por conta disso, temos um episódio piloto bem arrastado. Os personagens são introduzidos aos poucos, na medida que vão interagindo uns com os outros. Destaque para Barry Fairbrother (Rory Kinnear) que, de longe, se mostra alguém bem carismático e interessante.

Barry participa do conselho local, que atualmente discute sobre a expulsão dos moradores da área pobre da cidade. Fairbrother é contra a medida, diferente de Howard (Michael Gambon) e sua esposa. Tudo, aparentemente, é bem comum até que a tragédia acontece: Barry morre. A partir daí a história começa a ficar mais interessante; é mostrado o impacto dessa morte súbita na vida de alguns personagens e o início de uma eleição para quem deve ocupar seu lugar no conselho.

Todos os moradores são um pouco mais do que aparentam ser, positivamente ou não. Alguns com uma trama mais interessante ou maior carisma. Um exemplo disso é Krystal Weedon (Abigail Lawrie), que possui uma forte presença em cena e, na medida que é aprofundada, nos envolve com seu drama. Crise no casamento, drogas e adultério são alguns dos temas em foco, com a briga política sendo um enorme pano de fundo para mostrar as críticas sociais presentes na história.

A ambientação, fotografia e trilha sonora não deixam a desejar, assim como a direção. O elenco foi um grande acerto, todos mostram estar bem colocados, dando vida aos personagens de forma bastante convincente. E tal conjunto dá uma sensação de realidade incrível para a obra.

Apesar de monótona em seu primeiro episódio, The Casual Vacancy surpreende em seu desenvolvimento e desfecho. A produção consegue prender o público e envolvê-lo, fazendo valer a pena assistir a produção por completo.


Título: The Casual Vacancy;
Diretor: Jonny Campbell;
Elenco: Rory Kinnear, Michael Gambon, Emily Bevan, Julia McKenzie e outros;
Gênero: Drama, Tragicomédia;
Lançamento: Fevereiro de 2015;
Número de episódios: 3;
Status: Concluída;
Adaptação de: Morte Súbita (livro)
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »