>

5 motivos para você começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo


Game of Thrones continua batendo seus recordes de audiência a cada temporada, e foi ela o maior impulsionador do sucesso estrondoso dos livros que deram origem à série. A fantasia épica de George R. R. Martin já conquistou fãs pelo mundo todo, e se você ainda não faz parte dessa legião, vão aqui 5 motivos para começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas antes, pra quem não está por dentro da história, uma descrição superficial pra vocês não ficarem muito perdidos:
Num mundo onde a magia está quase perdida, a saga nos apresenta todas as intrigas politicas e maquinações por poder em Westeros. Os capítulos são divididos entre os pontos de vista de personagens-chave, muitos deles exercendo o papel de nos mostrar a perspectiva das grandes famílias de Westeros. A Guerra dos Tronos se passa cerca de 15 anos depois de uma grande guerra em que os Targaryen, a familia dos dragões, que sentava no Trono de Ferro caem perante os rebeldes que tomam o trono, e os dois últimos sobreviventes fogem para outro continente, onde aspiram seu retorno.
1 - Realismo: Pode parecer estranho citar realismo como uma das características de uma fantasia mas deixa que eu explico. Apesar dos dragões, aranhas de gelo e corvos de três olhos, o autor trata das atitudes dos personagens com uma desenvoltura empolgante e convincente. Ninguém é totalmente mau ou bom e nem faz nada por fazer. Nesse mundo inventado, as pessoas são movidas pelos mesmos motivos que nós, poder, vingança, amor, ambição, medo, e não medem esforços para conseguir o que querem. A mocinha por vezes é má e erra, o vilão por vezes é bom e justo.

2 - Imprevisibilidade: Um dos fatores preferidos de alguns, e de outros... nem tanto. A história pode mudar completamente de rumo no passar de uma página e George R. R. Martin se empenha constantemente em desconstruir a ideia de que os heróis são imortais e as donzelas intocáveis, ler As Crônicas de Gelo e Fogo é pisar em um território desconhecido e instável e não teria como ser menos emocionante.

3 - Detalhismo: O principal motivo de alguns não concluírem a leitura é que o Martin não poupa palavras, mas se você encarar isso do jeito certo vai perceber como ele é genial. O autor criou um mundo inteiro com diversas culturas e lugares com distinções, religiões, costumes, aspectos regionais e sabemos até as comida que são servidas nos banquetes. Temos a faca e o queijo na mão e podemos ver com clareza toda a grandiosidade do mundo criado por George R. R. Martin.

4 - História multifacetada: Como eu já citei no primeiro tópico, apesar da parte mágica, as crônicas também tem sua parte realista e podemos ver isso claramente no decorrer dos livros. Daenerys e seus dragões, Stannis com sua feiticeira e sua espada incandescente, os Stark e sua ligação mística com seus lobos se contrapõe às intrigas politicas pelo Trono de Ferro dos Lannister e Tyrell, os planos de vingança dos Martell e as guerras descritas com uma minuciosidade quase incômoda. A magia não é usada para explicar ações e acontecimentos, diferente do que se possa pensar, o misticismo presente nas crônicas não é a base da história, mas um complemento dela.

5 - Subjetividade: Por último mas não menos importantes, o motivo que leva a discussões intermináveis nos fóruns de teorias e grupos. Lendo tantas páginas não difícil pensar que somos bombardeados constantemente com informação desnecessária mas no momento que você encaixa essas ''informações desnecessárias'' do jeito certo, verdades ocultas aparacem com clareza, as entrelinhas d'As Crônicas de Gelo e Fogo estão cheias de significado e como se não bastasse, ainda temos que separar o que julgamos verdadeiro ou não já que podemos levar em consideração o fato de os capítulos serem contados a partir do ponto de vista de mentirosos patológicos.

Se isso ainda não foi o suficiente pra te convencer dá uma olhada na série e vê se você vai com a cara dos personagens ou se a história te empolga, pode ir sem medo que os primeiros episódios são extremamente fiéis ao livro. O fato é que se você decidir ler os livros, vai perceber que não é uma leitura fácil mas com certeza é o tipo de história que você vai levar consigo por muito tempo.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »