>

#25Fatos: Sidney Sheldon


Olá, pessoas, tudo bom com vocês? Bom, eu sou a Bianca e estou aqui para inaugurar a mais nova coluna do Books Access: #25Fatos, onde serão apresentados 25 curiosidades sobre algum autor. E o escolhido de hoje é Sidney Sheldon, ou Sidney Schechtel, nascido em Chicago e autor de 18 romances, todos inclusos nas listas de best sellers. Além disso, Sheldon é um dos escritores que mais foram reconhecidos em vida.
“Sou escritor por acidente”
– Sidney Sheldon

1 - Seu pai era um judeu alemão e a mãe, uma judia Russa e tem um irmão, Richard.

2 - Nasceu no dia 11 de fevereiro de 1917, em Chicago, nos Estados Unidos.

3 - Vendeu seu primeiro poema quando tinha 10 anos de idade.

4 - Aos 12 anos, escreveu sua primeira peça, que ele também produziu, dirigiu e estrelou.

5 - Durante a Grande Depressão, trabalhou em diversos empregos para ajudar no sustento da família, como vendedor de sapatos, locutor de rádio e entregador em uma drogaria.

6 - Sheldon sofreu de transtorno bipolar e, Aos 17 anos, tentou suicídio.

7 - Depois de ter vendido uma canção que havia composto para um líder de banda local, ele mudou-se para Nova York, onde tentou firmar-se como compositor.

8 - Tornou-se roteirista aos 18 anos.

9 - Durante o combate na Segunda Guerra Mundial, em 1941, ele se alistou na força aérea americana, mas foi impedido de servir por causa de uma hérnia de disco.

10 - Em 1948, Sidney Sheldon ganhou o Oscar de melhor roteiro original por “The Bachelor and the Bobby Soxer”.

11 – Ele conheceu sua segunda esposa, Jorja Curtright, uma atriz e design de interiores,em 1950. Eles se casaram em 28 de março do ano seguinte e tiveram uma filha, Mary, que também é escritora.

12 - o casamento durou até a morte de Jorja, em 11 de maio de 1985, após um ataque cardíaco.

13 - Em 1953, ganhou um prêmio Tony como co-autor do musical Redhead.

14 - Só escreveu seu primeiro livro, The Naked Face, “A outra face” no Brasil, em 1969, livro que lhe rendeu um Edgard Alan Poe.

15 - Ele decidiu lançar o suspense como livro porque achou que era muito "psicologicamente variado" para cinema, TV ou palco.

16 - O sucesso estrondoso chegou em 1975, a partir de seu segundo livro, O Outro Lado da Meia-Noite, que alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers do jornal The New York Times.

17 - Sheldon geralmente colocava mulheres como personagens principais de seus livros. Ele afirmou, em uma entrevista para a Associated Press em 1982, que gostava "de escrever sobre mulheres que são talentosas e capazes, mas, o mais importante, mantêm sua feminilidade.

18 - Em 1988, o livro As Areias do Tempo alcançou o primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times antes mesmo de ser lançado.

19 - Vendeu mais de 300 milhões de livros em 181 países, traduzidos para mais de 50 idiomas. E publicou 18 romances (todos tendo figurado na lista de mais vendidos do "New York Times"), 200 roteiros de TV, 25 filmes e seis peças da Broadway.

20 - Sheldon nunca foi um escritor elogiado pelos críticos, mas se orgulhava da autenticidade de seus romances e afirmava que escrevia sempre sobre o que tinha experimentado na própria carne.

21 - Várias de suas obras foram adaptadas para séries ou filmes, muitas vezes tendo o autor como produtor.

22 - Em 1997, figurou o guiness como o escritor mais traduzido do mundo.

23 - Ele é também o único escritor a ter ganhado um Oscar, um Tony e um Edgar.

24 - Sidney Sheldon também é o criador das famosas séries “Jeannie é um gênio”, “Casal 20”, entre outras.

25 - Morreu no Rancho Mirage, em 30 de janeiro de 2007, aos 89 anos, tendo a mulher e a filha ao lado do seu leito de morte.

E você? Tem algum autor que queira ver nos #25fatos? Comente aqui embaixo!
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »