>

EW: Como os cineastas de Jogos Vorazes criaram o mundo de "A Esperança - O Final"


Após os três filmes da série Jogos Vorazes os fãs já foram transportados para a floresta do Distrito 12, duas arenas fod*sticas, e também para um incrível complexo subterrâneo. Agora, iremos ser transportados juntos com  Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) no filme "A Esperança - O Final" para áreas da sede de Panem.

Os fãs da série best-seller escrita por Suzanne Collins irão ter uma visão mais ampla sobre a Capital. “Esta é a maior quantidade de tempo que passamos na Capital,” disse o diretor Francis Lawrence. “Então nós tivemos que focar muito sobre como fazer isso, especialmente quando passamos a maior parte de nosso tempo nas ruas.

Aqui está como a equipe de design construiu o modelo da cidade.


O mapa


O holograma 3D utilizado por Katniss e pelos rebeldes aliados para planejarem o caminho até a mansão do Presidente Snow pode parecer familiar para alguns. “Qualquer pessoa que realmente conhece Paris irá achar algumas partes do mapa bem familiares,” o diretor Lawrence disse. “É uma mistura do layout de Paris e projetos antigos da Germania.” Mas o acesso guiado para largas avenidas da Capital e as bem definidas divisões não querem dizer que será mais fácil rastrear (e derrubar) o Presidente Snow. Lawrence disse, “O percurso tem várias armadilhas.” Por mais que o capítulo final da franquia distópica possa facilmente tomar um rumo com cenas bem violentas que descrevem a brutalidade da guerra, Lawrence diz que fez um enorme esforço para manter filme mais tranquilo e amigável. “O que eu tentei fazer foi focar nas consequências emocionais da violência, e não no sangue, nas tripas, na matança e no quão chocante isso é,” ele explicou. “Muita violência está implícita.


A construção


Para o visual das construções, o designer de produção, Philip Messina, se inspirou na era Soviética. "Essa arquitetura foi sugestiva de regimes ditatoriais", disse ele. “Isso pareceu forte e monolítico, mas também há elementos decorativos nela.” A pesquisa dele por adequados sets levou ele para uma em particular numa rua de Berlin com a construção de uma base de treinamento militar Russo. “Foi um dos maiores achados,” observa Messina. Sua equipe de trabalhadores da construção civil, engenheiros e cenógrafos colocados em um trabalho significativo para fazer o centro do poder de Panem parecer devastado pela guerra. "Nós destruímos a estrada, colocamos buracos nos edifícios, e fizemos parecer que incêndios haviam acontecido", diz Messina. "Nós tivemos muita sorte por fazer o que queríamos lá." Monumentos construídos sob medida e iluminação pública influenciados pelos desenhos urbanos Soviéticos fez a Capital ser erguida. “Isso pareceu forte e monolítico, mas também há elementos decorativos nela”, explica ele. "Isso adicionou uma qualidade incrível, que eu senti que eu não tinha visto antes em um filme."


O Snow


A produção do quarto filme da franquia distópica esteve por Carolina do Norte, Atlanta, Paris e Berlin, fazendo esses planos arquitetônicos para o pódio do Presidente Snow (Donald Sutherland) durante esses anos. A estrutura de madeira compensada e isopor era destruída depois de cada filme. "Nós construímos e reconstruímos isso várias vezes", diz Messina. "É como construir uma casa." Fazer com que a madeira compensada pintada da casa se pareça com concreto texturizado. Messina ainda disse: "Nós tentamos criar para o máximo impacto com os mais baratos, a maioria materiais leves.


"Jogos Vorazes: A Esperança - O Final" chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro pela Paris Filmes.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »