>

#25Fatos: Bienal Internacional do Livro Rio


Acho que a grande maioria de vocês sabem que está acontecendo a XVII Bienal Internacional do Livro Rio. O evento começou nessa última quinta-feira (3) e continuará a todo vapor até o domingo (13). Fizemos uma visita à Bienal no último sábado, e estamos sem palavras para descrever todo nosso amor por ela. Para demonstrar um pouco dele, fizemos um #25Fatos com algumas curiosidades que achamos sobre a Bienal Rio pela internet. Vale a pena conferir uma a uma logo abaixo:

1 – A primeira edição aconteceu dia 3 de novembro de 1983.

2 – Ela foi realizada no Hotel Copacabana Palace e o local possuía uma área de 1.400 m².

3 – A I Feira Internacional do Livro do Rio de Janeiro contou com 104 estandes, sendo 85 expositores nacionais, 19 internacionais. 

4 – 15 expositores ficaram de fora da primeira Bienal por conta da falta de espaço.

5 – A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país.

6 – Atualmente o evento é realizado no Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina. 

7 – A Bienal 2015 conta com 950 expositores distribuídos entre os pavilhões azul, verde e laranja. 

8 – Foram investidos 36,8 milhões de reais na atual edição do evento (15% de aumento em relação a 2013). 

9 – A 17ª Bienal possui a participação de mais de 200 convidados nacionais, batendo o recorde do ano passado de 163 convidados. 

10 – O evento desse ano também conta com 27 autores estrangeiros, sendo 14 argentinos, batendo mais uma vez o recorde do ano passado de 25 autores.

11 – Espera-se faturar cerca de R$58 milhões nessa Bienal. 

12 – Mais de mil títulos serão lançados durante os 11 dias de evento. 

13 – A previsão é que mais de 2,5 milhões de exemplares sejam vendidos.

14 – Nessa edição de 2015 os jardins da praça central do Riocentro estarão acessíveis, ampliando a área total de 55 mil m² para 80 mil m² e proporcionando mais conforto a todos os presentes.

15 – A expectativa de público da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio é de 660 mil visitantes.

16 – Essa é a maior Bienal do Livro Rio de todos os tempos. O investimento na programação aumentou 12% em relação à última edição e triplicou desde 2009. Ao todo, serão 125 horas de programação diversificada. 

17 – A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é realizada pelo SNEL e pela Fagga | GL events Exhibitions.

18 – Todo ano um país é homenageado durante a Bienal, e os países se candidatam para essa homenagem. Na última edição (2013) o país escolhido foi a Alemanha, e nessa edição a Argentina está sendo homenageada.

19 – Um autor também é escolhido para ser homenageado toda Bienal. Mauricio de Sousa foi o escolhido para esse ano, e o autor celebrará sua trajetória de sucesso mostrando como surgiram as primeiras revistas e como foi a evolução de seus principais personagens.

20 – A equipe organizadora troca, a cada edição, cerca de 100 mil e-mails, para organizar o evento.

21 – Uma parceria inédita com a Feira do Livro de Frankfurt criou o Agents & Business Center. A iniciativa aproxima o grande evento literário do Brasil e o maior centro de negócios do mercado editorial no mundo. Foram vendidas mesas para editores do Reino Unido, Índia, França, Itália, entre outros.

22 – Em 2007 Thalita Rebouças teve tendinite de tanto autografar seus livros. Depois disso, a autora fez um carimbo e passou a carimbar e beijar as obras.

23 – Em 2011, em sua 15º edição, houve a exposição do maior livro do mundo. A versão do Pequeno Príncipe de mais de 3m e com 1420 kg está presente no Guiness Book de 2011.

24 – O Padre Marcelo Rossi, em 2011, distendeu a mão de tanto dar autógrafos em seu livro na bienal. Teve que enfaixar e não pôde mais autografar. Continuou apenas abençoando os fãs.

25 – Em 2013 o escritor Nicholas Sparks autografou dois mil livros, sem parar nem para ir ao banheiro. Foram 8 horas de autógrafos com o escritor norte-americano.

E você, já deu uma passadinha lá na Bienal? Deixe nos comentários o que vocês acharam do evento ou o que esperam dele. Vale a pena dar uma passada no site oficial deles para ficar por dentro de tudo que vai rolar por lá.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »