>

#Resenha 33: A Coroa - Kiera Cass



A Coroa mantém o foco em Eadlyn e sua Seleção, mas agora com uma urgência muito maior da importância desse evento pro país e pros rumos que a futura rainha de Iléia vai dar à nação.

Esse segundo livro sobre a princesa (e quinto e último da série) traz uma Eadlyn muito mais emocional do que a que conhecemos em "A Herdeira" e talvez isso cause algum estranhamento. O caso é que a vida dela está muito mais "emocional": com a mãe internada, o irmão longe, o povo a desprezando e um marido a escolher, a sempre tão centrada princesa começa a mostrar sinais de humanidade.

Com a mesma escrita leve de todos os seus antecessores, "A Coroa" inova na abordagem política que traz a narrativa. Se Cass sonda assuntos como mídia, poder do indivíduo e feminismo nas anteriores com graça e subtextos, ao colocar uma governante como protagonista, ela abre mão das metáforas e se volta pra uma temática mais adulta - e talvez um pouquinho mais chata pra um ou outro leitor que veio atrás de uma literatura mais descompromissada.

Mantendo um ritmo constante - por vezes até demais, a autora faz a futura regente enfrentar diretamente casos de manipulação midiática e preconceitos de gênero por exemplo, deixando o romance em segundo plano quase a narrativa inteira.

Aliás, não fosse um impulso final digno de qualquer conto de fadas, Eadlyn teria casado a partir de uma decisão compassiva mas extremamente racional. Mas ainda é um livro de "A Seleção" então podem esperar que o Amor vence no final mas não é o centro dessa história.

Encerrando a narrativa sem um clímax como o de "A Escolha", pode ser que Kiera Cass tenha deixado um sentimento quase de decepção nos leitores, mas é certo que ela a todo tempo se manteve fiel à personagem que criou. Eadlyn não é America, espontânea e engraçada, bom, e por que diabos ela deveria ser?!

+ #Resenha 32: A Herdeira - Kiera Cass
Titulo: A Coroa;
Titulo Original: The Crown;
Autora: Kiera Cass;
Tradução: Cristian Clemente;
Editora: Seguinte;
Gêneros: Distopia, Jovem adulto, Romance;
Série - Volume: A Seleção - 05;
Número de páginas: 312;
ISBN: 9788555340048;
Ano: 2016.
Escrito por: Ludmilla Fadel (@ludifadel)
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »