>

BIENAL RIO 2017: confira os destaques do Geek & Quadrinhos durante todo o evento


Uma das grades novidades da 18ª Bienal Internacional do Livro Rio esse ano foi o Geek & Quadrinhos. Com uma área de 200m², o espaço contou com a participação de vários autores, artistas e influenciadores da cultura pop, além de atividades incluindo experiências com realidade virtual, games, oficina de Poções, oficina HQ, apresentações de cosplay, mesas de jogos de tabuleiro, batalha ilustrada e até sessões de swordplay.

O espaço multiuso foi um verdadeiro sucesso e atraiu desde crianças a adultos durante os 11 dias de evento. Vamos apresentar nesse post, resumidamente, alguns destaques sobre o que rolou no espaço.
Começando pelo primeiro dia, tivemos um bate-papo sobre o “politicamente correto” comandado pelo escritor, ilustrador e curador do espaço, Affonso Solano, com o designer gráfico Carlos Ruas, criador da webcomics “Um sábado qualquer”.
O bate papo ‘Brincando com Deus’ abrange o que é considerado certo e o que é considerado errado. Até que ponto o humor pode ir e qual o limite do politicamente correto. Carlos Ruas é um especialista em falar sobre religião em suas webcomics, um tema bastante polêmico e, por isso, é importante abrir este debate”, explicou Solano.
Ainda no primeiro fim de semana tivemos alguns bate-papos bem legais com pautas como o poder das super-heroínas e a adaptação para quadrinhos de “How to Talk to Girls at Parties”, de Neil Gaiman, feita pelos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon para a editora americana Dark Horse e lançada em agosto pela Companhia das Letras. Para fechar com chave de ouro, no domingo teve um bate-papo com os cosplayers Thaís Abreu, Ricardo Coutinho e Renata Castro que contaram um pouco sobre suas experiências nesse universo.

Na segunda rolou o debate “Achei que ler era chato”, mediado pelo curador, e contou com Vivi Maurey, Luis Eduardo Matta e Marcelo Amaral. Os convidados contaram ao público como venceram o preconceito contra a “literatura chata” na adolescência. A Vivi (“#Fui”), por exemplo, comentou que começou a gostar de ler quando conheceu os gibis da Turma da Mônica, as obras de Agatha Christie e o livro “Os Caras”, de Pedro Bandeira, enquanto o Luis Eduardo – escritor de livros policiais para jovens – tomou gosto por quando conheceu a série “A inspetora”, de Ganymédes José.

Começando o fim de semana um pouco mais cedo por conta do feriado na quinta-feira, tivemos uma tarde muito animada com Fernando Caruso, Tiago Rex, André Gordirro, Tiago Romariz e Afonso Solano debatendo as batalhas inusitadas entre personagens famosos do mundo dos quadrinhos, como por exemplo a vitória da Eleven sobre a Mulher Maravilha, divertindo a plateia.

E ainda no feriado, tivemos mais Mulher-Maravilha na roda de debate do tema “DC nos cinemas: agora vai!” com Fernando Caruso, Thiago Romariz, Tiago Rex e Afonso Solano. A heroína foi um dos destaques quando falaram da repercussão do filme e também da próxima produção da DC, que irá reunir a heroína com o Batman, Superman, Flash e Aquaman no mesmo longa. 

Na sexta-feira (08), o ponto alto do espaço foi a oficina de poções, inspirada na franquia “Harry Potter”. A Eliane Pacheco, educadora que participou da atividade com as crianças, falou:
Trazemos elementos da realidade com nomes lúdicos, como o algodão, por exemplo, que se chama raspa de nuvem. Cada criança escolhe seus ingredientes e cria a sua poção. A ideia é estimular a imaginação, o gosto pelo visual, a leitura e a produção textual
Para abrir o fim de semana os desenhistas Will Conrad, Adriana Melo e Cris Peter estiveram presentes e participaram do bate-papo “Profissão: quadrinista!”. Os três, que já possuem muitos anos de experiência, falaram sobre como começar e os desafios da profissão, como a compreensão dos amigos para entender o trabalho deles, já que o fazem de casa, além das distrações que o lar proporciona. Atualmente eles trabalham de forma autônoma e no portfólio possuem trabalhos para a Marvel e DC Comics. Quase no final do bate-papo eles recomendaram, aos que possuem interesse nesse setor, muita prática e também falaram que hoje há muita informação de qualidade na internet que pode sempre auxiliar os iniciantes.

Encerrando as atividades do espaço Geek & Quadrinhos, o presidente e vice-presidente do Conselho Jedi RJ, Brian Moura e Henrique Granado, participaram de uma conversa com os fãs acompanhados dos cosplayers do Darth Vader, Princesa Leia e Smooth. O fã-clube da saga “Star Wars” realizam encontros, que podem contar com mais de 5 mil pessoas, em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, além de serem autores do livro "Almanaque Jedi". Eles falaram sobre o sucesso da série e contaram que haverá um novo Jedi na história do Episódio 8, que será lançado em 2018 e contará com Emilia Clarke, atriz que fez sucesso interpretando Daenerys Targaryen em “Game Of Thrones”.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »